A pesquisa está descobrindo que, à medida que envelhecemos, o exercício pode ajudar a manter nossos cérebros saudáveis. Três  estudos apresentados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer de 2015  mostraram que o exercício regular pode desempenhar um papel importante na proteção do cérebro contra a doença de Alzheimer e outras formas de  demência , e pode ajudar a melhorar a função cerebral e sintomas como depressão ou ansiedade. condições.

E uma pesquisa publicada em novembro de 2017 na revista  Neuro Imagem  mostrou que o exercício aeróbico pode ser útil para melhorar a função da memória e manter a saúde cerebral à medida que envelhecemos. O estudo, conduzido por pesquisadores do Instituto Nacional de Medicina Complementar da Austrália, examinou imagens cerebrais de 737 pessoas com idades entre 26 e 76 anos. O grupo incluiu uma mistura de adultos saudáveis, pessoas com Alzheimer e outras deficiências cognitivas. e pessoas com um diagnóstico clínico de doença mental, incluindo depressão e esquizofrenia . Os pesquisadores descobriram que os exercícios, como andar de bicicleta estacionária, correr em uma esteira ou andar, diminuíram a deterioração do tamanho do cérebro e retardaram o efeito da idade sobre a saúde do cérebro.



A ciência também está mostrando que mesmo curtos períodos de exercício podem ter um impacto significativo no funcionamento do cérebro a curto prazo. Um estudo publicado em janeiro de 2018 na revista  Neuropsychologia  descobriu que quando os participantes pedalavam por 10 minutos (moderada ou vigorosamente) em uma bicicleta estacionária, seus tempos de reação medidos para uma tarefa cognitivamente exigente eram significativamente mais precisos e rápidos do que quando realizavam a tarefa. depois de não fazer qualquer atividade física, ou seja, a atenção deles era mais aguçada.

Então, da próxima vez que você estiver prestes a fazer algo que exija algum foco, como fazer um teste ou fazer uma apresentação, você pode querer fazer alguns saltos para fazer seu sangue fluir primeiro.